Biologia 12º ano

O Blogue dos recursos educativos de Biologia (12º ano)

DVD sobre Clonagem (National Geographic) Janeiro 17, 2008

Filed under: Biologia,Engenharia Genética,Vídeos — Catarina Reis @ 4:00 pm
Tags: ,

DVD sobre Clonagem (National Geographic)

Hoje vimos um DVD sobre Clonagem, heis o que nos dizem sobre ele: “Explore o potencial milagroso e as assustadoras possibilidades da clonagem genética, enquanto as câmaras da National Geographic revelam a história, a controvérsia e os últimos desenvolvimentos de um avanço tecnológico capaz de literalmente mudar o destino da raça humana.
Testemunhe os extraordinários efeitos da revolução da clonagem, desde jardins zoológicos congelados a super galinhas, passando por empresas que sugerem a celebridades o registo dos direitos dos seus DNA. Explore o ‘bravo mundo novo’ da emergente indústria da clonagem e envolva-se nas comoventes histórias pessoais de gente desesperada à espera dos benefícios das ‘peças sobresselentes’ e da clonagem reprodutiva.
Dos dilemas éticos aos cenários de ficção científica, A Clonagem é um olhar provocador sobre esta autêntica caixa de Pandora que é a derradeira tecnologia.”

Heis um trabalho sobre clonagem e bioética…

Como comentário é suposto referirem o que mais vos marcou neste documentário e o que retiveram sobre clonagem.

Bons comentários

 

One Response to “DVD sobre Clonagem (National Geographic)”

  1. Rita Gonçalves Says:

    Boa noite professora Catarina!
    Conforme o combinado deixo aqui o meu comentário ao filme referente e peço desculpa pela falta de capacidade critíca e construção de texto. Tentei aperfeiçoar,mas não consegui grandes melhoras.=(

    Com o visionamento do filme sobre Clonagem da National Geographic, verificámos que a Clonagem não se resume apenas a originar seres provenientes do núcleo de uma célula de um único ser, mas também poderá servir para produzir tecidos e orgãos.
    Tudo isto tem fins diversificados tal como a obtenção de possíveis seres “perfeitos”, de dar resposta a pessoas que necessitem de enxertos ou de transplantes, ou até mesmo de irradicar determinadas doenças que ainda não tenham tratamento possível.
    Deu-se assim destaque a relatos reais de pessoas em diversas situações com poucas alternativas de conseguirem ultrapassar problemas que foram originados por acidentes (queda de um cavalo), por doenças (diabetes e insuficiência renal), pelo desejo de ter um filho (semelhante a si próprio), acabar com a extinção das espécies vivas, entre outras situações. Fazendo cada um deles menção dos prós e contras da Clonagem caso fosse aplicada nas suas vidas.
    Senti cada uma das situações como se fossem minhas, mas houve uma que me “tocou” particularmente… Uma senhora ainda jovem, que numa consulta de rotina (por apresentar valores preocupantes de tensão arterial) foi-lhe diagnosticada insuficiência renal, modificando a partir daí toda a sua vida. Passou a ter de fazer hemodiálise várias vezes por semana,conseguiu arranjar um dador compatível e foi sujeita a um transplante renal,mas que por suspensão da administração dos imunosupressores devido a uma infecção grave de ouvidos,o orgão foi rejeitado. Passando novamente à fase inicial continuou a fazer hemodiálise, como as esperanças de encontrar um dador compatível são quase inexistentes,a solução possível é mesmo a clonagem do orgão. Acho que é o relato de uma história marcante porque demonstra a fragilidade humana perante uma doença,o desespero da pessoa pela sua própria sobrevivência e a das pessoas mais próximas,a paciência e coragem que é necessário ter para enfrentar um novo dia… (Dá que pensar…)
    Das opções para a produção de orgãos compatíveis com o do ser humano, que são oferecidas pela Clonagem,os orgãos geneticamente modificados do porco e posteriormente clonados,é uma das melhores. Apesar da suas semelhanças,os orgãos do porco seriam fatais para o ser humano porque estão envolvidos por sacarose.
    É descrito também que na Natureza, existem casos de Clonagem,sem qualquer intervenção humana,tais como os gémeos verdadeiros e os descendentes de seres que se reproduzem assexuadamente.
    São demonstradas as várias opiniões de pessoas ligadas a áreas distintas, observando-se uma divergência enorme entre o que cada pessoa pensa e o que cada um considera ser o melhor. Porém nota-se alguma falta de esclarecimento sobre esta técnica, existindo quem julgue que um clone contenha o mesmo fenótipo do seu semelhante e até a mesma personalidade. O que existe é apenas uma relação genética não a cópia perfeita de um ser, como as que ocorrem na Natureza.
    Quando se trata de abordar este tema,estão implicadas questões éticas,sociais e humanas que dificilmente serão ultrapassadas, dado que este tema é muito delicado, pois envolve manipulação da material genético que constitui a base de vida.

    Obrigada pela atenção que tem connosco,ao reservar aqui conteúdos de estudo,trabalho,boa disposição e de incentivo para nós.
    Dá para entender que o que faz é com gosto,com boa vontade e é raro encontrar isso.
    Desculpe nem sempre vir aqui deixar um agradecimento,mas não deixo de ficar grata com os gestos.

    Com os melhores cumprimentos me despeço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s