Biologia 12º ano

O Blogue dos recursos educativos de Biologia (12º ano)

Dúvida da Tânia Macedo Janeiro 3, 2008

Filed under: Dúvidas,Património Genético — Catarina Reis @ 12:48 am
Tags: ,

“Olá, A minha professora pediu-me a construção de uma árvore genealógica da minha familia, referente à transmissão de determinada caracteristica física e respectiva justificação. Já iniciei o trabalho mas tenho dúvidas quanto à sua correcção. Será que alguém me poderá ajudar p.f.?Os dados são:

A minha família : pai, mãe uma irmã (minha gémea) e eu.

A característica física para construção da árvore e respectiva justificação dos dados apresentados: lobo da orelha solto (todos na minha família mencionada o temos)

Muito obrigada pela ajuda e bom Natal.”

Olá Tânia…

Considerando que a característica lobo da orelha livre é dominante em relação ao lobo da orelha solto, e partindo do princípio que tu e a tua irmã gémea, são irmãs falsas, a árvore genealógica da tua família será:

lobo solto ou aderente

não te esqueças de fazer a legenda da árvore de acordo com a característica estudada.

 

8 Responses to “Dúvida da Tânia Macedo”

  1. Tamára Says:

    Olá… Descobri este site por acaso e parece me muito util, gosstava de saber se me poderia explicar melhor a codominância e o ge´nótipo destes individuos. Obrigada

  2. Mena Says:

    Boa tarde,
    desculpe incomodá-la , acredito que sendo professora deve ter imenso trabalho, mas na procura de um esclarecimento para uma dúvida relativa a uma pergunta de um teste de biologia , ‘encalhei’ com o seu blog, cujo achei muito interessante.
    Posto isto, pensei em colocar a minha dúvida mas não consegui, por isso tive de deixar em forma de comentário. Se não for muito incomodativo, gostaria que me tentasse esclarecê-la.
    entao aqui vai:
    «clones genómicos de DNA, contendo o gene glu2 de milho foram cortados com a enzima de restrição HinaIII em 2 fragmentos, enquanto os clones de cDNA referentes ao mesmo g ene glu2 não foram clivados com a mesma enzima. que explicação daria para estes resultados?»

    muito obrigada pela atenção.

  3. Catarina Reis Says:

    Olá Mena…

    esse exercício é de http://www.ufrgs.br/depbiot/discipl/BIO12002/Exercicios.html

    para justificar tal facto deves recorrer às características do cDNA, realçando que o cDNA é uma molécula de DNA sem intrões que é directamente transcrita numa molécula de mRNA funcional, pelo que se justifica a utilização de enzimas de restrição diferentes para os clones de DNA e para os clones de cDNA.

  4. Mena Says:

    😀 muito obrigada! pensei nessa hipótese mas também me pus a inventar outras e já estava toda confusa. muito agradecida mesmo😀

  5. Outro dia fui a Manaus, e no Teatro Municipal, vi o nome de Joaquim manuel de Macedo, que me despertou em saber a arvore geologica da minha familia. Entrei em váriois site, e-mail, comecei tal pesquisa. Meu pai se chama Francisco das chagas de macedo, veio da familia Lobo de Macedo, e minha mãe da familia Rodrigues de Freitas. Hj, Rodrigues Macedo.
    Gostaria de saber um pouco de sua familia. Obrigada.

  6. Olá Leide…

    a Tânia era/ é uma utilizadora deste blogue… não sei até que ponto ela vai ler a tua mensagem… afinal trata-se de um blogue escolar e os seus utilizadores já entraram de férias…

  7. Tânia Macedo Says:

    Catarina,

    Muito obrigada pela resposta à minha dúvida. Peço imensa desculpa por só agora estar a fazê-lo, mas o facto é que tinha perdido a morada do blog, que agora, por mero acaso, encontrei. Não voltará a acontecer, desta vez já a guardei nos favoritos.

    Continuação de bom trababalho.

    Tânia Macedo


Deixe uma Resposta

