Biologia 12º ano

O Blogue dos recursos educativos de Biologia (12º ano)

Eritroblastose fetal Novembro 28, 2007

Filed under: Biologia,Dúvidas,Recursos educativos — Catarina Reis @ 11:35 pm
Tags: ,

Este apontamento já se encontra publicado na área da Unidade 2 – Património Genético!

Eritroblastose fetal

 

9 Responses to “Eritroblastose fetal”

  1. Mario Felicio Says:

    Muito obrigado professora por toda a ajuda! foi muito util! Já fiz o teste e correu m bem! OBrigado novamente por toda a ajuda!

  2. Marta Says:

    Boa tarde =)
    Sou visita frequente da sua página no sapo e do seu blog. No entanto não consigo ver a secção de exercicios (no sapo) já há algum tempo…é problema meu ou foram retirados?
    Já agora, quando clico na secção unidade 2 deste site pede-me uma palavra passe; o site é só para esclarecer duvidas aos seus alunos ou é publico? Obgada

  3. Magda Says:

    Cara professora Catarina:

    Estou um pouco confusa e venho pedir a sua ajuda (já procurei a minha professora mas não correu lá muito bem… fiquei mais baralhada e foi à pressa). Então é assim: não percebo quando devemos multiplicar ou somar as hipóteses em genética. Se nos pedem um filho ou uma filha (relativamente ao sexo, portanto), temos sempre 1/2, não é? Mas quando é que pode ser 1/4? Tenho errado todos os exercícios que implicam fazer estes raciocínios e não encontro livros que me ajudem pois só têm soluções e não o processo para lá chegar!
    Por exemplo, neste exercício: O daltonismo é uma doença causada por um alelo recessivo ligado ao cromossoma X. Um homem daltónico casa com uma mulher com visão normal mas cujo avô materno era daltónico. Calcule a probabilidade deste casal conceber: a) um filho daltónico; b) uma filha daltónica; c) uma criança, filho ou filha, não daltónica. A alínea c) então é de me deixar desesperada.

    Muito obrigada professora.
    Sabe onde posso encontrar exercícios resolvidos (sítios da net ou livros ou fichas) sobre este tema específico (em que se tenha de multiplicar percentagens e assim)?
    P.S.: Também tinha errado o exercício que a professora deu (destro enrolar a língua) em que a resposta era 1/8. Fiz tudo independente, deu-me 1/4 mas tinha de se multiplicar. Como vê isto vai de mal a pior…
    As suas soluções assim explicadinhas foram muito muito boas e já fui desvendando algumas dúvidas. Mil agradecimentos

  4. Lara Says:

    Professora Catarina:
    Só agora me apercebi. Peço desculpa mas estou em casa da Magda a estudar e, sim, confessamos, estavamos no Messenger (mas só um pouquinho) e a Internet dela estava aberta e a mensagem seguiu com o default dela mas com o meu texto, depois de ter vindo ao blogue é que me apercebi. As minhas desculpas. Acredite que estamos a estudar.

    Lara
    (a fazer melhoria mas que, como pode ver, não parece estar a melhorar muito porque acumulei dúvidas que pensava já saber e os seus exercícios revelaram fraquezas do meu raciocínio…)

  5. Jorge Says:

    Professora eu vou fazer o meu segundo teste na quinta feira! Queria pedir se professora tivesse um teste “modelo” sobre o tema patrimonio genetico!!!
    Obrigado!

  6. Marta Says:

    Olá professora! Tenho uma dúvida; estive a ver os exercicios da unidade 2 e reparei que os exercicios sobre grupos sanguineos, hereditariedade ligada ao sexo e hereditariedade “vários” não têm soluções… Serão colocadas em breve ou não faz ideia de as publicar? Obgada =)

  7. Catarina Reis Says:

    Marta: resolvemos os exercícios na aula e não os tenho em formato word… se tiver tempo publico, mas como podes compreender, estamos no final do 1º período e tenho de fazer e corrigir testes e fichas de biologia e geologia (ano 1 e 2) e biologia 12º ano, além das outras disciplinas que tenho este ano a meu cargo…
    não está fácil…

  8. ana cristina maia Says:

    bom dia. meu nome e ana e estou desesperada sou rh negativo,sou izumunizada meu caso e grave e preciso de ajuda. sou leiga no assunto.ja perdi 4 bbs. dia 10 fas 1 mes q perdi meu bb 20 semanas de gestacao. no meu caso ja nao adianta mais tomar a vacina. e fui recomendada a nao ter mais bb. mas ainda sonho em ter minha menina! gostaria q vc com seu conhecimento podesse me ajudar! por favor me ajud ja nao sei mais o q recorrer.

  9. ana cristina Says:

    sou izumunizada ja perdi 4 bbs, preciso muito d sua ajuda, estou desesperada. ja nao sei mais o q fazer, meu caso e grave. a vacina ja nao me adianta. sou leiga no assunto vc poderia me ajudar com seu conhecimento? desde ja te agradeço ana


Deixe uma Resposta

