Biologia 12º ano

O Blogue dos recursos educativos de Biologia (12º ano)

Dúvida do Mário Felício Novembro 28, 2007

Podia-me esclarecer numa questao, como e que consigo identificar através de um pedegree se o gene e co-dominante ou dominante incompleto? POr favor, responda-me a esta questao com a maxima urgencia, pois tenho teste na quinta feira! Obrigado”

Mário: primeiro olhas para a legenda e vês quantos fenótipos diferentes aparecem…

depois vês se um dos fenótipos é intermédio ou uma mistura dos outros dois…

Se do cruzamento de dois indivíduos de fenótipo diferente, nasce outro do 3º fenótipo, isso quer dizer que o “casal original” é homozigótico, para características antagónicas (opostas) e o filho é heterozigótico!…

ajudei-te? queres que publique um exemplo?

 

4 Responses to “Dúvida do Mário Felício”

  1. Mario Felicio Says:

    sim, assim talvez percebesse melhor!
    Tambem, se nao fosse incomodo, poderia publicar uma explicaçao acerca do sistema Rhesus, nao no geral, mas acerca da eritroblastose fetal, que penso que ainda nao consolidei muito bem! Obrigado

  2. Joana Says:

    ola professora!

    ja tinha encontrado este site à algum tempo, e tem-me ajudado muito os meus estudos..queria agradecer a sua preocupação em para alem de dar as suas aulas, ainda vir tirar duvidas e ajudar outros alunos e tambem os seus!

    reparei que não dá para aceder à “undidade2”..é um sitio restrito para os seus alunos, ou qualquer aluno pode aceder?

    queria-lhe pedir um favor, se não fosse pedir de mais, claro. é o seguinte: queria pedir se a professora podia-me enviar um teste desde a materia da manipulação da fertelidade ate às arvores.. assim um teste parecido Àquele que a professora publicou chamado: “Exemplo de um teste de Biologia (12º ano)”, pois o meu teste foi igualzinho a esse…mas quando a professora tinha publicado, eu ja o tinha feito (azar..=P) Gostava que me pudesse realizar esse favor, visto que vou ter teste na 2ª feira..

    obrigado, e desculpe o incomodo..

  3. Catarina Reis Says:

    Joana, lamento mas agora (hoje) não posso satisfazer o teu pedido… quem sabe algures até domingo…
    Mário: publiquei um post sobre a tua dúvida da eritroblastose fetal aqui

  4. Joana Says:

    muito obrigado, pela atenção..espero que consiga!

    muito obrigado*


Deixe uma Resposta

