Biologia 12º ano

O Blogue dos recursos educativos de Biologia (12º ano)

Imprimir e levar para as próximas aulas! Novembro 14, 2007

a caminho da escola…

Exercícios sobre hereditariedade

Exercícios sobre Grupos sanguíneos

Exercícios sobre grupos sanguíneos 1

Alelos múltiplos – coelhos – exercícios

Exercícios sobre hereditariedade ligada ao sexo

Exercícios de Hereditariedade – vários

 

9 Responses to “Imprimir e levar para as próximas aulas!”

  1. ananascimento Says:

    Onde é que está a correcção das fichas? A stora disse que ia por no site…

  2. Catarina Reis Says:

    as soluções estão na Unidade 2… e são fornecidas à medida que as fazemos nas aulas!

  3. mestreshinobi Says:

    Viva!

    Como posso ter acesso às soluções das fichas? Vou ter teste na segunda e gostava de confirmar os resultados, mas pedem-me uma password…

    Será que me pode ajudar,
    Obriagado e parabéns pelo site😉

  4. mestreshinobi Says:

    Na ficha “Exercícios sobre hereditariedade ligada ao sexo”, gostava que me esclarecessem se o problema 2 ” Raquitismo vitamínico-resistente” se trata de um caso de hereditariedade autossómica ou sexual. A minha ideia é que é autossómica, em que o alelo determinante da anomalia é dominante. Estou a pensar bem?

  5. mestreshinobi Says:

    Mais uma dúvida:😛

    Na ficha “Exercícios de Hereditariedade – vários”, a pergunta 5 (o caso de Edward Lambert) refere-se a uma caso de hereditariedade ligada ao sexo? Se assim for, o gene que determina a anomalia está localizada no cromossoma Y?

    Se assim for, aproveito para fazer outra pergunta: quando a doença está ligada ao cromossoma Y, a letra apenas se põe por cima do Y. É indiferente colocar a letra em maiúscula? De reparar que a letra maiúscula ou minúscula está normalmente associada a dominância ou recessividade, repectivamente, mas neste caso, quando é o cromossoma Y o afectado, não faz muito sentido fazermos tal distinção.

    Espero que me tenha feito entender,🙂

  6. Catarina Reis Says:

    Mestreshinobi: Respondi às tuas questões na forma de post! Podes vê-los aqui (4) e aqui (5).

  7. Mafalda Says:

    Olá!

    Perdi o seu e-mail, será que me pode mandar de novo?
    Gostava que me respondesse a um inquerito e que me desse a opinião do mesmo, será que é possivel?

    Beijinhos aguardo uma resposta =D

  8. Vinícius Says:

    Olá,sou um aluno da rede Marista de ensino e eu tenho algumas duvidas em genealogia e em calculo de probabilidade,sera que alguem pode fazer um resumo para eu estudar?

    por favor me adicionem vinicius.citero@hotmail.com

  9. Ana Sofia Says:

    Cara Professora Catarina Reis:
    Sou aluna do 12ºano, e tal como acontece com muitos outros alunos, os seus exercícios têm permitido uma melhor compreensão da matéria.
    Neste momento estou na parte da hereditariedade e pretendo realizar os exercícios destinados a esta matéria, no entanto não consigo localizar no site a unidade 2, que a professora já referiu como sendo o local onde se encontram as soluções. A minha questão é pois: onde está a unidade 2?

    Obrigado,
    Ana Sofia


Deixe uma Resposta

