Biologia 12º ano

O Blogue dos recursos educativos de Biologia (12º ano)

Para entrar no contexto… Outubro 16, 2007

alguns vídeos…

As protagonistas são quatro adolescentes grávidas e de baixa renda. Moradora da Rocinha, Evelin, de 13 anos, engravidou de um namorado de 22, que acabou de sair do tráfico de drogas. Luana, 15 anos, garante que sua gravidez “foi planejada” — para aflição de sua mãe, uma faxineira que ainda tem de criar uma outra filha de cinco anos.

O caso mais impressionante é o de Edilene, 14 anos, e Joice, 15, que engravidaram praticamente ao mesmo tempo do mesmo rapaz, Alex, um ajudante de marceneiro que agora se esforça para atender a duas famílias, além de tentar prover a própria sobrevivência.

“Meninas” vai muito além de uma simples investigação sobre a gravidez precoce, um problema crucial no Brasil, onde uma em cada cinco gestantes é adolescente.

Fica muito claro nas entrevistas que, mesmo não tendo total consciência das implicações da maternidade, não faltam às garotas informações sobre sexo e concepção. Ou seja, havia a possibilidade de evitar a gravidez, mas isso não foi encarado com seriedade. Para algumas meninas, ser mãe representa afirmação e chegada à vida adulta.

Em nenhum momento “Meninas” se propõe a fazer um julgamento de seus personagens, ou qualquer discurso moralista. Contando com depoimentos muito bons, tanto das garotas, quanto de suas mães, consegue-se identificar, porém, a falta de sonhos pessoais e profissionais dessas jovens de baixa renda.

Por isso, o filme torna-se um retrato preocupante de uma juventude pobre e sem perspectivas, que eterniza de pai para filho um assustador ciclo de pobreza. Os problemas sociais, como a baixa escolarização e profissionalização, não raro funcionam como caldo para a criminalidade, como o sempre presente tráfico de drogas nos morros cariocas.

 

6 Responses to “Para entrar no contexto…”

  1. liliana Says:

    boa noite.
    gosto muito deste blog, e ate me tem dado muito geito no meu estudo a biologia =)
    agora descobri que tambem aqui fala sobre gravidez na adolescencia, o que me interessa muito, pois esse é o tema do meu trabalho final de curso (Prova de Aptidão Profissional).
    Também tenho um blog, sobre gravidez na adolescência: http://arriscarsermaenaadolescencia.blogspot.com
    viste-me… =)
    obrigada pela atenção

  2. liliana Says:

    nós tambem vamos faxer um trabalho sobre este tema e queriamos que nos dessem uma sugestao.

  3. tania rodrigues Says:

    oi tbm ja tive esse problema mas com a força que as minhas amigas e a força do meu namorado consegui passar por tudo mas ngm me consegue por a mesma de antes porque fiquei triste kg mesma por akilo que fiz …nesta altura contino.o com ele [1 ano] e ele apoia me em tudo!!!🙂

  4. M. Says:

    Oi …
    Tenho 15 anos e há pouco descobri que estava grávida. Fiz um teste de farmácia e deu positivo. Parecia que meu mundo inteiro tinha desabado ao meu redor. Assumo que foi descuido meu e do meu namorado, mas agora não dá pra voltar atrás. Fui mulher pra fazer e agora tenho que ser para assumir esse filho que está aqui dentro de mim. Foi um choque pra mim, mas eu já desconfiava, minha menstruação estava atrasada há mais de dez dias, e eu percebi alguns sintomas de gravidez. Meu namorado na hora também ficou desesperado, mas ele me apoiou e disse que está ao meu lado para tudo. Eu agradeço a Deus por isso, porque eu sei que nem todos estão ao lado das namoradas nesse momento.
    Eu conheço muitos casos de garotas nessa idade que engravidam e abortam. Eu não vou julgar ninguém, até porque quem sou eu pra fazer isso, mas eu não faria isso. Apesar de ser nova, esse filho é parte de mim agora, e eu não faria nada com esse ser que está aqui, e que depende de mim nesse momento. O erro foi meu e do meu namorado, e ele não tem culpa nenhuma disso. Apesar das dificuldades que eu sei que vou passar daqui para frente, uma coisa eu posso dizer: esse filho vai ser muito amado, e eu não vou deixar faltar nada a ele, mesmo que eu tenha que tirar de mim.

    Um abraço a todas.


Deixe uma Resposta

