Biologia 12º ano

O Blogue dos recursos educativos de Biologia (12º ano)

Probabilidades: somar ou multiplicar? Novembro 30, 2007

Filed under: Biologia,Dúvidas,Património Genético — Catarina Reis @ 1:43 am
Tags: ,

“Cara professora Catarina:

Estou um pouco confusa e venho pedir a sua ajuda (…) Então é assim: não percebo quando devemos multiplicar ou somar as hipóteses em genética!”

Ass: Lara

é simples Lara! quando queres “e” multiplicas, quando queres “ou” somas!

a nível matemático seria  

P (A ∩ B) = P(A) x P (B)        ——– Probabilidade de A e de B

P (A U B) = P(A) + P (B)        ——– Probabilidade de A ou de B 

 

One Response to “Probabilidades: somar ou multiplicar?”

  1. Lara Says:

    Professora Catarina:

    Obrigada pela rapidíssima resposta. A sua resposta já me ajudou mas o meu problema é depois a aplicação em exercícios concretos. Será que poderia ajudar-me:
    1) A resolver aquele que lhe enviei como exemplo (que tem as três alíneas);
    2) Se possível mostrar-me outro(s) da sua enorme colecção em que se tenha de multiplicar e haja vários aspectos em jogo (diibridismo, por exemplo)?
    Eu sei que estou a exagerar mas não quero que pareça que não meestou a esforçar.
    Depois também baralha-me quando dizem “quantos filhos…” porque não sei se é filhos no total (masculinos e femininos) se é filhos homens (sexo masculino). Quando é filhas é mais fácil…

    É que com os seus esquemas aqui do blogue rapidamente se faz luz como aconteceu com a dominânmcia incompleta e com a co-dominância. Acho que é isso que me está a faltar: dois exemplos-tipo que me esclareçam.
    Muito obrigada pela sua paciência e desculpe eu ser tão aborrecida
    Lara


Deixar uma resposta

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 89 outros seguidores